INCLUSÃO DIGITAL

COMEÇOU HOJE “CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

26/11 A 30/11/2012

PARTICIPANTES:

ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DE APOIO

HORÁRIOS: MANHÃ E TARDE

LOCAL: SALA DE INFORMÁTICA

PARCERIAS: UFRA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA E ESCOLA.

AVALIAÇÃO

PERIODO DA 3ª AVALIAÇÃO :

26/11/2012 A A 05/12/2012

CICLO DE PALESTRAS

FESTA JUNINA/2012

POLUIÇÃO SONORA

TEATRO: EU E OS OUTROS

JORNAL ESCOLAR

PRODUÇÃO DE JORNAL DO TURNO DA MANHÃ

PRODUÇÃO DE JORNAL DO TURNO DA MANHÃ

PRODUÇÃO DE JORNAL DO TURNO DA TARDE

PRODUÇÃO DE JORNAL DO TURNO DA TARDE

VARAL DE POESIA

COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO MUFARREJ

COLAÇÃO DE GRAU 2012- MUFAREJ

"FEIRA DE INGLÊS"

DIA DAS MÃES

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

o Com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas?

Sem dúvida as possibilidades se ampliam, trazendo a necessidade da integração dos espaços pedagógicos (sala de informática, de leitura e vídeo, sala), um planejamento que vise todos os sujeitos e espaços da escola, mudança curricular, propostas e projetos interdisciplinares. Assim o uso das TICs nos traz a necessidade de toda uma mudança organizacional na escola e no trabalho em sala de aula (com elaboração de cartilhas, apresentações no Impress, do jornalzinho da escola ou de uma disciplina específica, pesquisas na Wikipédia, uso de programas e sites educativos na internet etc.) que não pode ser feita de forma isolada, mas construída em um diálogo permanente com toda a comunidade escolar. O professor, portanto pode e deve usar essas tecnologias a seu favor, em favor da escola e da formação cidadã.


Wanessa Cardoso (sala de informática)

POTENCIALIDADES E DE DIFICULDADES PARA O USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA

A integração das mídias e tecnologias no PPP (projeto político pedagógico) e no currículo escolar é um grande passo. O outro grande passo é elaborar ações articuladas, projetos que incluam os vários espaços pedagógicos da escola (sala de leitura, informática, multidisciplinar) e os diversos sujeitos. O uso das mídias requer um trabalho integrado, entre professores (das diversas áreas do conhecimento, e dos diversos espaços pedagógicos), gestores, funcionários, e alunos.
A formação de professores nesse processo é fundamental, o NTE em Belém oferta o curso de 100 horas de informática educativa, é um passo importante. Além disso, profissionais da sala de informática podem auxiliar nesse processo, dando pequenas oficinas para professores de inclusão digital, sobre possibilidades e potencialidades das TICs na educação, ou oficina de blog, discutindo e elaborando projetos que incluam outras tecnologias e mídias em suas práticas.
Neste caminho encontramos muitas dificuldades, a falta de apoio dos gestores, a resistência de colegas com o uso das tecnologias, e especialmente temos que quebrar estigmas e estereótipos com colegas e toda a comunidade, mostrando verdadeiro papel dos professores que estão em espaços pedagógicos como sala de vídeo e informática, que estão ali sim pra fazer um trabalho significativo, produtivo, sendo um articulador de ações, em prol de uma verdadeira inclusão social e digital.



Wanessa Cardoso (Sala de Informática)

LISTAS DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS DA UEPA

UEPA - Universidade Estadual do Pará

LEITURAS OBRIGATÓRIAS DO VESTIBULAR 2012

1- Lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas.

2- Gil Vicente - O pranto de Maria Parda (monólogo).

3- Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões.

4- Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos Guerra.

5- Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage.

6- ROMANTISMO

6.1 Leitura dos poemas 'Navio Negreiro', de Castro Alves, e 'I-Juca-Pirama', de Gonçalves Dias.

6.2 Leitura do romance 'A pata da Gazela' de José de Alencar.

6.3 Leitura do romance 'A queda dum anjo', de Camilo Castelo Branco.

7- REALISMO, NAUTRALISMO E PARNASIANISMO

7.1 Leitura do romance de 'Esaú e Jacó', de Machado de Assis.

7.2 Leitura do romance 'O primo Basílio', de Eça de Queiroz.

7.3 Leitura dos contos 'Desilusão' e 'Que bom marido', do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho.

7.4 Leitura das crônicas 'Trabalho Feminino', 'Antônio Conselheiro', 'Prostituição Infantil' e 'Recenseamento', de Olavo Bilac.

8- SIMBOLISMO- Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza.

9- MODERNISMO

9.1 Leitura de poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro).

9.2 Leitura de 'Libertinagem', de Manuel Bandeira

9.3 Leitura do conto 'O carro dos milagres', de Benedicto Monteiro.

9.4 Leitura de 'Macunaíma', de Mário de Andrade.

9.5 Leitura de 'Primeira Manhã', de Dalcídio Jurandir.

9.6 Leitura do romance 'A viagem do elefante', de José Saramago.

>> Formulário de Solicitação de Isenção

(LINK PARA http://www3.uepa.br/vestibulares/isencao/form.cfm)


PROJETO TEM NOME E ESTE É O NOSSO PROJETO

2012

PROJETO REAPROVEITAMENTO SOLIDÁRIO

PROJETO REAPROVEITAMENTO SOLIDÁRIO

PROJETO REAPROVEITAMENTO SOLIDÁRIO

PROJETO REAPROVEITAMENTO SOLIDÁRIO

2012